MILÍCIA DE SANTA MARIA
QUEM SOMOS
Conheça Melhor a Milícia de Santa Maria — Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria
A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, também foi conhecida por Ordem dos Cavaleiros de Santa Maria, instituição católica fundada em 1945, posteriormente erecta canonicamente na Cripta da Catedral de Chartres (França) na vigília do Natal de 1969, pelo Bispo Diocesano, Monsenhor Roger Michon.
O fundador, falecido no dia 31 de outubro de 2010, foi D. Gérard Lafond OSB, que na altura da fundação era estudante, tendo posteriormente professado como Monge Beneditino da Abadia de S. Wandrille. Na altura da fundação, D. Lafond teve todo o apoio do Abade da que viria a ser a sua Abadia, Dom Gontard. A Militia Sanctae Mariae, até 1972 definia-se como uma Ordem de Cavalaria, mas a pedido da Santa Sé, o XV Capítulo Geral, celebrado em Chartres naquele ano, decidiu que a MSM se definiria e apresentaria a partir daquele como uma “Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria”, sublinhando que não pede para si própria nem títulos, nem distinções, nem honras, nem privilégios. Simples associação de fiéis, deseja fazer reviver nos seus membros, por meio de observâncias espirituais, ritos, estudo e atividades aprofundadas, o verdadeiro espírito da cavalaria ao serviço da Igreja. Assim a Militia Sanctae Mariae empenha-se em promover nos seus membros através de uma vida espiritual profunda, a sua santificação, a servir a Igreja Católica, em plena comunhão com os seus Bispos, na fidelidade à Tradição e ao Magistério da Igreja, propondo-se ser instrumento da Nova Evangelização, da Paz e Ecumenismo.
É uma companhia regular e militante – os membros da Militia Sanctae Mariae constituem uma verdadeira família espiritual e praticam uma verdadeira vida fraterna. A sua unidade torna mais eficaz o combate por Cristo e pelo seu Reino. Alguns dos seus membros podem escolher uma vida conventual.
Enquanto companhia regular, a Militia Sanctae Mariae propõe aos seus membros: